Empresa

Historial da Empresa

A Maporal – Matadouro de Porco de Raça Alentejana, S.A, surgiu em 2005 quando o Grupo Amorim, decidiu como estratégia de negócio aumentar a capacidade produtiva da Barrancarnes, S.A numa óptica de fileira, isto é integrando verticalmente a genética, produção pecuária, abate, processamento e comercialização de produtos à base de carne de porco ibérico. Após a análise das condições de abate e desmancha disponíveis, constatou-se o seguinte: a) Inadequação dos matadouros existentes à especificidade da raça de porco ibérico b) Necessidade de efectuar a desmancha das carcaças com uma temperatura não muito baixa, de forma a poder processar a carcaça com o máximo de aproveitamento do músculo Para fazer face às restrições encontradas era imperativo que a Barrancarnes, S.A possuísse seu próprio matadouro e sala de desmancha, garantindo um completo controlo de produção e qualidade. O local escolhido foi o concelho de Reguengos de Monsaraz, pela disponibilidade de terrenos industriais e por se situar numa zona relativamente perto da produção pecuária e da fábrica da Barrancarnes. As instalações com aproximadamente 5000 m2 de área coberta, e os equipamentos da Maporal foram projectados e concebidos para garantir as necessidades e expectativas da Barrancarnes, sobretudo ao nível da qualidade das peças nobres como as mãos e os presuntos DOP. A actividade da Maporal dividia-se em 3 grandes áreas, abate, desmancha e expedição de produtos frescos e congelados Em 2007, a Maporal foi adquirida por um Grupo Espanhol Julian Martin, altura em foram realizados os investimentos mais importantes assim como a introdução de novas técnicas ao nível do abate, desmancha e perfilagem de mãos e pernas.

Estratégia ao nível dos produtos e/ou mercados

A Maporal – Matadouro de Porco de Raça Alentejana, S.A, afirma-se no mercado como uma empresa de referência cuja Missão é a prestação de serviços de abate e desmancha, distribuição de carne, de elevada qualidade e valor acrescentado baseada no Know-How dos seus colaboradores e parceiros de negócio

Capacidade Produtiva

A capacidade de abates e desmancha é de 550 animais por dia, 5 dias por semana, durante todo o ano, salvo fins-de-semana e dias festivos. A empresa encontra-se também licenciada como entreposto frigorífico, possuindo para o efeito duas câmaras de conservação de congelados com uma capacidade total de 460 toneladas.