MaporalMaporalMaporalMaporalMaporalMaporalMaporalMaporalMaporalMaporalMaporalMaporalMaporalMaporalMaporalMaporalMaporalMaporal

As actividade do matadouro divide-se em 5 grandes Àreas:

  • Recepção de Animais e Abate
  • Desmancha das Carcaças
  • Perfilagem das Mãos e Presuntos
  • Expedição de frescos e congelados.
  • Entreposto Frigorífico

 

Recepção de Animais e Abate

A recepção dos animais é efectuada no cais da abegoaria. A abegoaria possui 11 curais com a capacidade para 50 animais cada um e dois currais perfeitamente identificados para a estabulação de animais suspeitos ou doentes. A Insensibilização dos animais é efectuada através de CO2, os animais após terem sido insensibilizados são sangrados.

Após a sangria, são conduzidos mecanicamente por via aerea para o escaldão vertical, passando por uma pré lavadora de escouvas para a lavagem da superfície corporal. Após passarem pelo escaldão vertical as carcaças são despreendidas automaticamente sobre uma depiladora de dedos cuja velocidade e duração de cada ciclo se encontra perfeitamente sincronizada com a velocidade da via aérea de modo a evitar acumulação de carcaças na mesa de recepção.

Após a depilação as carcaças são novamente penduradas pelas duas patas traseiras em carrinhos birrail e conduzidas mecanicamente para a secadora de chicotes, forno chamuscador e lavadora acabadora, terminado com esta última a chamada zona suja da sala de abate. A primeira intervenção na é a oclusão do anus, a qual é efectuada por uma pistola que ao fazer o desbridamento deste aspira a última porção de fezes existente evitando a conspurcação a carcaça na etapa seguinte. De seguida faz-se a abertura pela linha branca com a retirada das vísceras brancas, vermelhas, rins, e banhas. A coluna vertebral é serrada dois lados para facilitar a remoção do lombo aquando da desmancha. No final as carcaças são pesadas e é aposta a marca sanitária na superficie. São conduzidas manualmente para a câmara de arrefecimento das carcaças onde aguardam que o abate termine para serem desmanchadas uma vez qua a mesma equipa de abate é que faz a desmancha.

Desmancha

As carcaças são desmanchadas horizontalmente, são retiradas todas as peças pretendidas, mãos, pernas, lombos, lombinhos, secretos, plumas presas, magro (cabeça e entremeada) As pernas e as mãos são penduradas em perchas e colocadas na câmara de perfilagem até ao dia seguinte. Todas as restantes peças são colocadas em caixas e colocadas na câmara de refrigeração até à expedição.

Expedição

A expedição de produtos frescos e congelados é diária.